6 min read

Resoluções, tomates e sementeira

Comer melhor, cultivo e forma de ovo

7
Sabia que agora você pode ouvir o conteúdo do Gordirce? Pois é, agora dá para escutar os artigos porque o blog é parceiro do  Vooozer, uma plataforma de áudio criada para dar voz a internet. Basta clicar no play, ouvir e depois me conta o que você achou desse novo recurso nos comentários.  😉 

2017 chegou. O otimismo para superar o ano anterior sempre é uma das coisas mais legais em todos os inícios de ano. Em meio a tantas metas que costumo traçar pra mim nesse período, eu decidi dessa vez que iria consumir somente tomates orgânicos que preferencialmente fossem cultivados por mim. Eu adoro tomates e fiquei bem frustrada quando tentei cultivá-los ano passado na minha horta e fui derrotada pelas colchonilhas que conseguiram matar todos os mais de 10 pés que eu tinha. Pois bem, a frustração deu lugar a um plano que bolei no final de dezembro que pode até ser uma pequena subversão ao cotidiano urbano, onde somos praticamente reféns de rede de supermercados e seus preços abusivos.

Infelizmente não conheço nenhum produtor local de tomates orgânicos e neste início de plano eu acabei apelando mesmo para os supermercados,  porque afinal lá ao menos eu consigo encontrar tomates orgânicos da Fazenda Rio Bonito devidamente comprovados com o selo Orgânicos Brasil . O preço da bandejinha não é nenhum pouco convidativo (cerca de R$ 12,00), mas para quem quiser fazer como eu, comprar apenas uma vez para ter as sementes e plantar, acho que vale muito a pena.

Secando as sementes

O método (se é que podemos chamar de método de tão simples que é) que eu utilizo para aproveitar as sementes é bem básico e fácil. Ao cortar os tomates, eu separo todas as sementes e deixo secando em cima do papel toalha, que na verdade pode ser qualquer papel, até jornal tá valendo. Deixo as sementes secando em um canto da cozinha mesmo, onde elas levam em torno de uma semana para secar. Claro que você pode deixar secando do lado de fora de casa, debaixo do sol esse tempo pode diminuir consideravelmente, mas é bom tomar cuidado com os passarinhos que podem comê-las.

Após secas as sementes estão prontas para serem germinadas. Normalmente eu faço isso em copinhos de café com terra, mas dessa vez eu quis testar as formas de ovo porque era algo que eu sempre tinha por perto e que sempre iam parar no lixo. Acho que tava mais do que na hora de dar um fim decente e útil para tanta forma de ovo. Quando as formas são de isopor, é melhor ainda porque elas podem virar eternas sementeiras.  Para “transformar” a forma de ovo em sementeira, fiz três furinhos no fundo de cada bloco para escoar a água.

Com a estrutura pronta, é o momento de preencher com terra. Não precisa de muita habilidade porque afinal é só colocar terra nos blocos, mas é importante escolher uma boa terra para que as sementes germinem com sucesso.  Terras boas, sem aditivos químicos podem ser encontradas com facilidade em floriculturas (indico a chácara Belo Jardim) ou até mesmo em supermercado, basta dar uma procuradinha na área onde ficam as rações para cachorros, pois é justamente perto disso que colocam terras e adubos à venda nos supermercados.

Em cada bloco eu costumo colocar 3 sementes, só para não correr o risco de alguma não germinar ou se todas germinarem, também não ficar ruim de tirar depois para transferir para o vaso ou chão.

Recapitulando

As sementes levaram cerca de 3,4 dias para germinar. É quase o mesmo tempo que levou quando eu plantei tomates a partir de sementes de pacotinhos da Isla, mas eu acho que dessa vez as mudas cresceram mais rápido. Só para ter uma noção de como as sementes obtidas a partir do fruto orgânico são realmente boas, abaixo eu recapitulei as minhas postagens do instagram que mostram todo o processo:

  1.  Início da germinação em copinhos de café com terra (19 /11/16)

2. Sementes brotaram (22/11/16)

3. Primeiras folhas surgiram (24/11/16)

Habemus mudinhas de tomate cereja orgânico!!!! #gordirce #minhahorta

A post shared by Gordirce (@gordirce) on

4. Mudança das mudas para um vaso (26/11/16)

5. Crescimento das mudas (02/12/16 )

Meus tomateiros, meu orgulho. 💓 #gordirce #comidadeverdade #minhahorta

A post shared by Gordirce (@gordirce) on

06. Surgimento de novas folhas (04/12/16)

Novas folhas surgiram. #gordirce #tomate #minhahorta

A post shared by Gordirce (@gordirce) on

07. Mini tomateiros formados (07/12/16 )

08.  Mudança das mudas para um vaso maior (19/12/16)

09. Crescimento no novo vaso (26/12/16)

10. Surgimento dos botões de flor (13/01/2017)

11. Primeiros frutos (26/01/2017)

 

Agora já estou no segundo plantio de tomates orgânicos. O primeiro foi exclusivo de tomates cerejas e agora estou plantando o tomate uva e um que segundo a embalagem, é  o tomate salada. A ideia daqui por diante é poder levar os tomateiros para o chão assim que eu limpar a área do quintal onde pretendo começar mais uma horta.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:
FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE

Feed
Translate »