4 min read

Caipirinha de limão caiano

O tradicional drink revisitado

2

Biri-Biri, limão caiena, limão caiano. Esses são alguns nomes dados à essa maravilha azeda que tenho o privilégio de ter um pé carregado no quintal de casa à minha disposição. Por isso, resolvi fazer uma série de receitas com ele e a primeira delas é uma caipirinha. Apesar de já ter ensinado como fazer esse drink maravilhoso, essa versão com limão caiano é poderosa e merecia estar em vídeo, até porque se a gente for parar pra pensar é muito difícil achar receitas com limão caiano na internet. Inclusive, se você tiver sugestões, me ajuda porque lá em casa usamos basicamente no tempero de caldos de peixe.

A aparência do limão é muito parecida com picles, aquele pepininhos em conserva que encontramos no supermercados. Já o sabor, óbvio que é  azedo como um limão, mas eu diria que é menos ácido, mas posso estar errada na minha descrição…hahaha. Outra coisa que caracteriza o limão caiano é que sua textura lembra muito a de uma carambola, fato que pode ser explicado por ele pertencer à mesma família, Oxalidacae.

O preparo dessa caipirinha segue praticamente o mesmo rito da feita com limão taiti. Eu corto as pontas, principalmente a parte escura que segura a fruta na árvore. Depois divido, corto e vou retirando as sementes com a  ponta da faca.  Digamos que a parte mais “trabalhosa” do preparo da caipirinha é na maceração com o açúcar. Limão caiano tem muito suco, mas ele não sai com a mesma facilidade de um limão comum. Nessa hora é preciso muita munheca e vontade para amassar e extrair o máximo de suco possível.

Depois disso não tem muito segredo. Basta acrescentar o gelo e a cachaça, que dessa vez usei a Sabor de Minas, produzida em Salinas, Minas Gerais. É uma cachaça bem boa que fez até com que minha mãe que nem bebe caipirinha bebericasse e gostasse bastante dessa versão feita com limão caiano. O sabor dela é um pouquinho mais suave do que as caipirinhas tradicionais, mas é tão deliciosa quanto.  Claro que farei mais vezes!

Veja agora  o vídeo da receita e inscreva-se no canal porque semana que vem vai rolar mais vídeo com limão caiano.

 


FOOD PORN

caipicaiano5

caipicaiana2

caipicaiano4

 


[RESUMÃO DA RECEITA]

Lista de Ingredientes

caipicaianoingredientes

Modo de Preparo

– Corte as extremidades do limão caiano e em seguida divida-os com a faca;

– Retire as sementes com a ponta da faca e depois transfira para o copo;

– Adicione o açúcar e macere;

– Acrescente o gelo e a cachaça;

– Misture com uma colher ou se preferir transfira para uma coqueteleira, sacole e depois passe novamente para o copo.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »