5 min read

Massa Esfarelada (Patê Sucrée)

Receita de base e tradicional

1

Apesar de ser super prático e ficar bem gostoso usar biscoito maizena misturado com manteiga para fazer a massa base para tortas, eu acho legal saber como fazer uma base a partir de ingredientes mais “reais”. Ao decidir fazer uma torta de banana, senti que era a oportunidade também de fazer uma massa esfarelada, a patê sucrée, que serve de base para tortas doces e o que você mais decidir fazer com ela. Ao ser assada ela fica praticamente igual a um biscoito.

Normalmente ela é feita com manteiga sem sal, mas não tá muito fácil de encontrar manteiga sem sal em Manaus por um preço que uma blogueira independente  como eu possa pagar. Então eu acabei fazendo com manteiga comum mesmo, maravilhosa que serviu para fazer também a massa da torta de banana. Deu muito certo, pode testar e fazer sem medo. Não é uma receita nem um pouco difícil de fazer e vale a pena testar fazer ao mesmo uma vez, até mesmo se você quiser usá-la como base uma torta de massa mais doce, visto que ela fica com um sabor adocicado mais suave do que as bases de tortas feitas com biscoito maizena.

massa1

Depois de misturar o açúcar de confeiteiro, sal e o trigo, eu acrescentei a manteiga aos poucos. Depois que a manteiga já estava completamente misturada à massa, ela tende a ficar quebradiça. Para que ela de fato vire uma massa, é necessário acrescentar o ovo e a água para então sovar até que ela vire uma massa homogênea. Daí é preciso envolvê-la no plástico filme e levar em seguida para a geladeira, onde a mesma deve permanecer durante meia hora.

massa2

Após esse tempo, é só enfarinhar uma superfície lisa e o rolo de macarrão e começar  a abrir a massa. É uma massa bem fácil de se trabalhar e se de repente vc sentir que ela esteja mole demais (temperatura ambientes também influencia, principalmente o calor), pode enfarinhar mais a superfície. Depois é levar para a forma e ir moldando para que ela fique com as bordas certinhas. Um simples garfo ajuda muito nessa hora e com ele mesmo é preciso fazer uns furinhos para que não forme bolhas de ar enquanto ela estiver assando.

massa3

Mas para ter certeza mesmo que ela não levante, um bom peso é fundamental nesse momento. Se você tiver bolinhas de cerâmica, ótimo, mas se você é da escola Paulo Tiefenthaler de culinária, use sua criatividade nessa hora. Há quem use feijão, mas do jeito que o preço tá alto, eu acabei usando um grão de bico que já tinha na despensa e ele deu super conta do recado. Bem pesadinho e já deixei separado para usar outras vezes para ocasiões parecidas.

massa4

Deixei a massa pré-assando por 10 minutos apenas, já que ela serviria de base para uma torta que iria assar por mais 1 hora. Então observe o tempo que você vai precisar para assar a sua torta e já pré-asse a massa esfarelada conforme esse tempo. Veja agora o vídeo da receita e aproveita para se inscrever no meu canal.


[RESUMÃO DA RECEITA]

Lista de Ingredientes

ingredientesmassaesfarelada

Modo de Preparo

– Misture o açúcar de confeiteiro, o sal e o trigo;

– Adicione a manteiga em temperatura ambiente aos poucos e misture;

– Acrescente o ovo e água, misture e sove até a massa ficar homogênea;

– Enrole a massa em plástico filme e leve para a geladeira durante meia hora;

– Abra a massa em uma superfície enfarinhada com um rolo de macarrão também enfarinhado;

– Em uma forma de fundo removível, coloque papel manteiga cortado no formato do fundo;

– Transfira a massa para a forma e ajeite as bordas com o garfo;

– Fure a massa com a ponta do garfo e coloque um peso em cima (usei grão de bico em cima do papel manteiga);

– Leve para assar em forno pré-aquecido.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »