4 min read

Brownie de chocolate com castanha

2

Originário dos Estados Unidos, o brownie é um doce de chocolate que caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos. Ele costuma (ou deveria ser) mais molhadinho no meio e além de ser delicioso, tem a vantagem de ser bem fácil de fazer. Só que em meio à tantas receitas de brownie que existem por aí, resolvi fazer um com um ingrediente típico da região Norte: a castanha da Amazônia. O modo de preparo é bem simples. O cuidado maior que devemos tomar  é na escolha dos ingredientes. Por isso é recomendável que seja feito com chocolate meio amargo ou amargo e não com achocolatado, porque o barato de um bom brownie é que ele não é doce como os bolos tradicionais.

chocolatebrownieNessa receita utilizei uma barra de meio amargo da Nestlé e separei todos os quadradinhos. Daí adicionei a manteiga e levei para derreter em banho-maria. Este estava no fogo baixo e com isso o chocolate foi dissolvendo lentamente e adquiriu um brilho maravilhoso.  Depois que eu tirei do banho-maria, adicionei o açúcar  e fui misturando. Depois deixei esfriando e enquanto isso bati os ovos com a essência de baunilha, que entra na receita para dar um sabor extra.

Em seguida acrescentei esses ovos batidos ao chocolate e misturei novamente. A partir daí adicionei ao poucos o trigo com um fouet e misturei. Quase no final eu coloquei o bicarbonato de sódio que tem o papel de fazer com que o brownie fique sempre molhadinho mesmo no dia seguinte. Inclusive, quem me segue lá no snapchat (gordirce) viu que eu mostrei que no dia seguinte o brownie continuava cremosinho, então aproveita e me segue lá também porque eu sempre mostro os bastidores da gravação dos meus vídeos.

Por último eu acrescentei a castanha triturada e misturei. Daí foi só untar a forma com manteiga e chocolate em pó (não achocolato, por favor) e levei para assar durante mais ou menos 25 minutos no forno pré-aquecido a 200 graus (essa é a temperatura de assar bolos do meu forno. Veja agora o modo de preparo em vídeo e inscreva-se no canal para não perder as próximas receitas.

 FOOD PORN

browniegordirce4

broweniegordirce2

browniegordirce3


bolochoco


[ RESUMÃO DA RECEITA ]

Lista de Ingredientes

BROWNIEgordirce
[150 gr de chocolate meio-amargo, 50 gr de manteiga, 200 gr de açúcar cristal, 2 ovos, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1/2 xícara de trigo, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 100 gr de castanha]

Modo de Preparo

– Misture o chocolate com a manteiga e leve para derreter em banho-maria;

– Adicione o açúcar, misture e reserve;

– Em outra vasilha, bata os ovos com a essência de baunilha e em seguida acrescente ao chocolate;

– Adicione o trigo aos poucos e mexa com um fouet;

– Adicione o bicarbonato de sódio e misture;

– Acrescente a castanha e misture;

– Unte a forma com manteiga e chocolate em pó;

– Leve para assar durante cerca de 25 minutos em forno pré-aquecido a 200 graus.

NOTAS

– Não deixe o fundo do recipiente onde o chocolate está derretendo em banho-maria encostar na água;

– Observe a temperatura de assar bolos e doces do seu fogão pois dependendo do modelo ele varia de 180º a 200º (que é o meu caso).


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »