6 min read

Batata Recheada

1

Batata rosti, batata suiça são alguns nomes dados para essa delícia que é a batata recheada. Tradicionalmente ela é feita com batata astérix, que possui uma casca meio rosada, mas que é quase impossível de se encontrar em Manaus. Mas como eu estava muito afim de comer uma batata recheada, acabei fazendo essa receita com batata inglesa mesmo. A principal diferença entre as duas é que a astérix possui mais amido e menos água do que as inglesas, o que acaba sendo uma vantagem na hora da fritura.

O recheio para essa batata é opcional. Escolhi uma opção que não tem como dar errado: bacon, queijo muçarela e cheiro-verde. Ou seja, são ingredientes que já possuem sal e, por isso, quando levei as batatas para cozinhar não adicionei sal. Elas cozinharam por 10 minutos apenas. Depois desse tempo, deixei descansando e tratei de cortar o bacon em cubinhos.

bacongordirce

Claro que o bacon tem muita gordura e na hora da fritura o que mais sobra é justamente essa gordura. Mas o bom disso é que essa gordura serve para fritar a batata, ou seja, depois de fritar o bacon, retire-o com uma escumadeira, deixe escorrer o óleo e reserve-o. O tempo de fritura do bacon é mais ou menos o tempo que as batatas esfriam. Depois eu descasquei todas as batatas e ralei na parte grossa do ralador. É importante usar a parte grossa porque assim a batata não desmancha e fica boa para fritar depois.

batataralador

Após ralar todas as batatas, eu dividi em duas partes e em seguida levei para fritar lá naquele óleo do bacon. À medida que eu coloquei a batata no wok, tentei ao máximo acertar as bordas para fazer com que a batata ficasse bem redondinha. Depois disso, eu adicionei o restante dos ingredientes (bacon, cheiro-verde e queijo) e tentei também deixar com que eles ficassem bem no meio para em seguida receber a segunda camada de batata. E aí chega a hora mais “trabalhosa” do preparo da receita. Na verdade não chega a ser trabalhosa, só precisa tomar um cuidado extra na hora de virar para fritar o outro lado da batata.

Após perceber que a batata estava já frita de um lado, peguei o fundo de uma forma e coloquei em cima da batata. Daí coloquei um pano de copa em cima para não correr o risco de me queimar e virei para que a batata virasse.  Mas daí você pode ser perguntar: como posso perceber que já tá na hora de virar? Bem, normalmente a batata já está mais firme e ela consegue se soltar facilmente do fundo da panela. Depois que eu virei a batata, coloquei ainda um pouco de óleo de soja para garantir que ela ficasse bem frita.

Essa é uma receita bem fácil de fazer e o resultado é maravilhoso. Quando eu fiz aqui em casa, todo mundo conseguiu provar e foram unânimes em concordar que era muito gostoso. Agora é fazer mais e mais com outros recheios. Fique agora com a receita em vídeo e se inscreva no meu canal porque eu fiz esse vídeo com muito carinho. ♥

 FOOD PORN

BATATA1

BATATA2

BATATA3


vejamaistomate

[ RESUMÃO DA RECEITA ]

Lista de Ingredientes

ingredientesreceitagordirce

[500 gr de batata inglesa + 175 gr de bacon + 50 gr de queijo muçarela + 1 maço de cheiro-verde+ óleo para fritar (se necessário)+ pimenta-do-reino (opcional)|

Modo de Preparo

– Lave e escove as batatas e em seguida leve pare cozinhar na água durante 10 minutos;

– Corte o bacon em cubinhos e depois leve para fritar;

– Reserve o óleo do bacon;

– Após frias, descasque as batatas e em seguida rale-as na parte grossa do ralador;

– Divida em duas partes a batata ralada;

– Leve para fritar na gordura da fritura do bacon a primeira parte das batatas raladas;

– Adicione o bacon, o cheiro-verde e o queijo no meio da batata;

– Acrescente a outra metade da batata e depois vire para fritar do outro lado.

Rendimento: dá para dividir para 4 pessoas.

NOTAS

– Use um wok ou frigideira antiaderente: vai facilitar a tua vida que é uma beleza.

– Na foto da lista de ingredientes, aparecem 7 batatas que somaram 500 gramas. Eram batatas super pequenas, então por isso é bom se basear pelo peso e não pela quantidade de batatas.

– Se por acaso a sua batata amolecer demais durante o cozimento, deixe esfriando em temperatura ambiente e leve em seguida para endurecer no congelador para depois ralar.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »