3 min read

Arraial Gordirce: Mingau de Banana

1

O especial de festas juninas de 2016 chega ao final e para fechar essa temporada trago um queridinho das barraquinhas de cafés da manhã de Manaus: mingau de banana. Mesmo batendo ponto nesses lugares, o mingau de banana tem seu espaço garantido também nos arraiais da cidade e claro que ele não poderia ficar de fora do especial junino. Por isso, decidi perguntar da minha mãe como ela fazia para poder ensinar para vocês da melhor forma possível e também porque o mingau de banana da mamãe é de arrasar.

Para fazer esse mingau é preciso usar banana pacovã e elas precisam estar maduras ou semi maduras. Do total de bananas, sempre deixamos uma para que seja cortada em cubinhos porque é bem legal encontrar e comer uns pedaços maiores de banana quando o mingau fica pronto. As demais bananas são raspadas para que fiquem só uma pasta e se por acaso ela não ficar tão pastosa, é só usar um garfo para ajudar a amassar.

mingau1

Após o preparo da banana é chegada a hora do cozimento. Acrescentei as bananas à água e levei para cozinhar em fogo médio. Após 5 minutos de cozimento, eu acrescentei o leite condensado. Este ingrediente é mais ou menos opcional. Quando não usamos o leite condensado, colocamos o leite integral, mas com o leite condensado eu acho que fica mais saboroso e também com ele não precisa colocar açúcar. Depois de misturados, adicionei a tapioca granulada que ajuda a dar uma textura mais encorpada ao mingau.

Daí em diante é só paciência e braço para mexer o mingau de vez em quando para que ele não grude no fundo da panela. Ele demora um pouco a engrossar, levando mais ou menos de 30 a 45 minutos para fica numa textura considerável. Durante esse tempo, a tapioca vai amolecer e adquirir uma consistência meio gelatinosa e é legal também que ela  absorve também o sabor do mingau.

Veja agora o vídeo da receita, espero que você goste se inscreva também no canal! E vá para todos os arraiais possíveis!!


bannerbolo


Lista de Ingredientes

receitamingaubanana

[5 bananas pacovã maduras |1 lata de leite condensado  | 150 gr de tapioca granulada | 2 litros de água]

Modo de Preparo

– Cortar as bananas e raspar depois;
– Em uma panela, adicionar as bananas à agua e levar para cozinhar em fogo médio;
– Após 5 minutos de cozimento, acrescentar o leite condensado e misturar;
– Acrescentar a tapioca e misturar;
– Deixar cozinhando até ferver e engrossar.
Tempo de preparo: 1 hora.
Rendimento: 10 pessoas

NOTAS

– Aconselho o uso de uma boa colher pau durante o preparo;
– Recomendo que use uma panela grande e alta para não correr o risco de transbordar durante o fervimento.


 

OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »