4 min read

Arraial Gordirce: Pudim de Tapioca

0

A época mais deliciosa do ano está de volta e é com imenso prazer que trago mais uma edição especial de festa junina! Durante todo o mês de junho vou publicar receitas típicas dessa festa e quem abre essa temporada é o maravilhoso pudim de tapioca. Já fiz muito pudim de tapioca na vida, então pode-se dizer que é uma receita que domino bem. Só que à medida que eu ia fazendo, acabei mudando alguns processos para obter um pudim mais bonito.

Uma das coisas que eu não curtia no início era a aparência porque o pudim costumava ficar meio granulado demais e torto. Para resolver isso, passei a bater a farinha de tapioca no liquificador antes para que os grãos fiquem menores e mais fáceis de se estabilizarem dentro da forma. Depois disso eu deixo de molho no leite de coco durante cerca de 20 minutos. Ficar de molho no leite de coco serve para que a farinha absorva o próprio leite e com isso ela passe a ter uma textura macia e volumosa.

gelatina

Em seguida passei a farinha para o liquidificador e misturei com leite condensado, leite, e a gelatina sem sabor. Depois de misturar a gelatina na água, levei para ser dissolvida em fogo baixo e tomando cuidado para não ferver, pois isso afeta a elasticidade da gelatina. Então aconselho que mexa durante todo esse processo para que ela não demore a dissolver. Outro detalhe da gelatina é que ela entra no lugar dos ovos para garantir a firmeza do pudim e por isso ele também foi direto para a geladeira.

pudimtapioca2

Depois que a massa ficou pronta, foi o momento de fazer a calda. Coloquei o açúcar direto na forma e levei para derreter no fogo. Nessa hora é sempre bom segurar a forma com um pano de copa e ir rodando a forma para derreter uniformemente. Alguns grão embolotam, mas eu sempre tento separar com a colher de pau até que a calda fique com a coloração âmbar. Quando a calda já estava feita, deixei esfriando um pouco e em seguida comecei a colocar a massa. Nessa etapa eu gosto de ir colocando aos poucos e sempre ir espalhando com a espátula. Faço isso porque dessa forma eu consigo controlar mais para que a massa (que é um pouco pesada) fique uniforme dentro da forma e assim não fique alguns “buracos” ou até mesmo o pudim fique torto depois de desenformado.

Em seguida levei para a geladeira (congelador) e deixei até endurecer. No meu caso, levou aproximadamente 1h30. Para garantir que o pudim saísse com facilidade, esquentei a forma no fogo antes e depois passei a ponta da faca nas laterais para retirar o pudim. Espero que você faça essa receita em casa e coma muito nesse mês maravilhoso de comida gostosa. Fica agora com o vídeo e já se inscreve no canal para não perder o próximo vídeo dessa temporada junina!

Lista de Ingredientes

250 gramas de farinha de tapioca

500 ml de leite de coco

1 lata de leite de condensado

150 ml de leite integral

24 gramas de gelatina sem sabor (1 pacotinho)

5 colheres de sopa de água (para a gelatina)

100 gramas de açúcar cristal (para a calda)


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »