3 min read

Croquete de Pirarucu

0

Após um período atribulado, estou de volta às experiências culinárias e dessa vez trago uma receita tradicional em minha família: croquete de pirarucu! Esse petisco maravilhoso tem presença confirmada em todo almoço de sexta-feira santa e nos últimos anos sempre ajudo a minha mãe no preparo. Mesmo que a data já tenha passado, é aquela comidinha que cai bem em toda época do ano. É uma receita bem fácil de fazer, só um pouco trabalhosa porque é dividida em algumas etapas. O primeiro passo que costumo dar para essa receita é no preparo do pirarucu. Por ser muito salgado, é bom deixar ele de molho antes para tirar o excesso de sal. Outra alternativa também é levá-lo para cozinhar e só depois de cozido, lavar em água corrente para desalgar ainda mais. Nessas horas  o ponto do dessalgue é determinado pelo seu paladar, então não hesite e prove um pouco. Se por acaso ficar insosso, é só acrescentar sal quando for refogar o pirarucu com os demais ingredientes.

Apenas maravilhoso.

Apenas maravilhoso.

Depois de cozido, é hora de desfiar o pirarucu com as mãos. Costumo descartar a pele do peixe nesse momento e deixo apenas a carne. Depois disso, eu acrescentei os ingredientes e levei para refogar. Nesse refogado você pode acrescentar o que achar melhor, mas minha dica é que um básico cheiro-verde cai muito bem nessas horas. Depois que o refogadoo estiver pronto, reserve e se concentre no preparo da macaxeira. Na verdade, é bom levá-la para cozinhar no mesmo instante que o pirarucu estiver cozinhando sozinho, pois aí você não perde tempo. Outra dica legal é cozinhar a macaxeira na panela de pressão, pois o tempo de cozimento dura apenas 20 minutos. Quando a panela começou a ferver, deixei ainda no fogo por cerca de 5 minutos e depois desliguei. Daí é só fazer o truque com a colher apoiando o pino da panela para o vapor ir saindo aos poucos e você poder abrir a panela sem perigo.

paneladepressao
Em seguida, eu escorri a macaxeira e deixei esfriando em temperatura ambiente para depois amassar. Quando a macaxeira já estiver amassada, acrescente o azeite para dar liga na hora de formar as barquinhas para formar o croquete. Daí é só rechear com o pirarucu. Para garantir que os croquetes não abram durante a fritura, basta empanar nos ovos batidos. Nesses ovos, eu adicionei um pouco de páprica picante, porque amo páprica. Fique agora com o vídeo da receita e se ficar com dúvidas, escreva aí nos comentário e não se esqueça de se inscrever no canal

Lista de Ingredientes

300 gramas de pirarucu seco

1,5 quilo de macaxeira

1 maço de cheiro-verde

pimenta-do-reino a gosto

6 colheres de sopa de azeite (2 para a macaxeira e 4 para o refogado do pirarucu)

2 colheres de sopa de colorau

2 ovos

1 colher de sopa de páprica picante

óleo para fritar

Rendimento: aproximadamente 50 bolinhos


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »