3 min read

Bolinho de Piracuí

1

Após uma semana corrida, trago nesta uma receita que deixa todo boteco mais interessante: bolinho de piracuí! Se você não mora no Norte do país, piracuí deve soar como algo bem estranho, mas na verdade é uma espécie de farinha de peixe formada a partir de algumas espécies como bodó e aruanã. Ela é super salgada e esse é um dos motivos que não se deve colocar sal na receita. Além disso, o piracuí sempre vem com as algumas espinhas que devem ser retiradas para fazer o bolinho.

piracui3

Não existe uma receita padrão para bolinho de piracuí. Você já deve ter visto ou ainda vai ver uma diferente da que eu ensino aqui, onde utilizei batata, queijo, azeite e algumas verduras. Digamos que se fosse para retirar um desses ingredientes, eu diria para retirar o queijo porque ele não faz muita diferença no sabor, mas em compensação ajudar a dar uma liga na massa. Caso você resolva tirar, aconselho a ir acrescentando mais azeite para formar a massa.

A forma de preparo é bem simples. Basta levar as batatas para cozinhar em água e depois que elas estiverem moles, retire da água e amasse-as. Em seguida, acrescente o queijo e depois o piracuí. Misture o máximo que puder e logo após adicione o azeite e as verduras. Daí basta amassar para misturar os ingredientes. Depois retire uma colher de sopa da massa e forme os bolinhos. Eu passei todos eles no trigo antes só para “selar” e não correr o risco de desmanchar na hora de fritar. Depois de fritos, é só deixar descansando em cima do papel toalha para absorver o excesso de óleo.

Esse bolinho combina muito com uma cervejinha gelada, limão ou pimenta. Aproveita para fazer nessa semana ainda e fazer uma Páscoa botequeira…hahaha. Fique agora com o vídeo e já se inscreva no canal para não perder mais nenhuma das minhas produções!

 

Lista de Ingredientes

300 gramas de piracuí

800 gramas de batata

50 gramas de queijo parmesão

3 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 ramo de cheiro verde (cebolinha e salsa)

1 colher de sopa de mistura de pimenta-do-reino e cominho

trigo

óleo para fritar

Rendimento: aproximadamente 50 bolinhos


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

 

Feed
Translate »