4 min read

Receita de farofa

0

Farofa é uma comida típica brasileira, mas que cada família ou pessoa deve ter o seu modo de fazer. Comigo não é diferente e a minha família faz de uma forma que eu gosto muito e não apenas por ser uma receita da minha família. Há certos detalhes no modo de preparo que deixam o sabor dela mais especial ainda e são esses detalhes que eu mostro na experiência dessa semana.

A farinha

Digamos que uma boa farofa pode ser caracterizada pela qualidade da farinha, já que ela compõe 70% do prato. É justamente na farinha que focamos a nossa atenção e costumamos gastar uns minutos a mais para deixá-la no ponto que gostamos. É obvio que são etapas opcionais e que à primeira vista podem parecer frescura (talvez sejam), mas quando a gente está disposto a cozinhar algo com o coração em uma ocasião especial, vale a pena ter alguns cuidados, e estes são os que tomamos:

– Peneirar a farinha

farofa3

Já percebeu que ao comprar 1 quilo de farinha branca há grãos enormes que parecem quase um beiju de farinha? Ok, é exagerada a minha comparação, mas esses grãos são bem grandes e de certa forma não agradam a minha família. Para resolver isso, costumamos peneirar a farinha antes e com isso temos grãos uniformes e pequenos. Na hora de comer isso facilita muito, especialmente se você usa aparelho. Além disso a farofa fica muito mais bonita depois de pronta, e já que comemos primeiro com os olhos, peneirar a farinha colabora muito para isso.

– Torrar a farinha

farofa1

Ainda que as farinhas venham torradas, sempre gostamos de deixar ainda mais torrada porque farinha crocante sempre é bem vinda. Por isso, sempre espalhamos a farinha em uma forma e levamos ao forno pré-aquecido a 200 graus, onde permanece durante 15 minutos. De vez em quando ( a cada 5 minutos) abrimos o forno e mexemos a farinha para que toda ela seja igualmente torrada. Depois disso, pode colocar uns grãos na boca e aí você percebe a diferença: uma farinha super crocante e sequinha.

Após essas etapas de preparo da farinha, vem o restante dos ingredientes onde muita gente coloca os que mais gostam. Alguns adoram colocar ovo frito, por exemplo, mas eu acho que o ovo é uma coisa que funciona melhor logo após ser frito e depois disso, ele tende a ficar frio muito rápido e isso acaba me frustando porque eu gosto de comida aquecida por mais tempo possível. Por isso, na minha receita de farofa  uma calabresa e uma cebola me são suficientes para deixá-la saborosa. Costumo cortar cortar os dois em cubinhos e depois levo para fritar na manteiga, sempre mexendo para fritá-los por inteiro. Quando eles ficam dourados, acrescento a farinha e uma pitadinha de sal para finalizar essa delícia.

Veja agora o vídeo da receita e inscreva-se no meu canal para não perder mais nenhum dos vídeos!

Lista de ingredientes

500 gramas de farinha branca

1 linguiça calabresa

1 cebola média

3 colheres de sopa de manteiga

1 pitada de sal


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

 

Feed
Translate »