5 min read

Tortillas de trigo

23

As primeiras semanas de janeiro  costumam carregar uma carga extra de positividade e com ela o desejo de perder os quilos extras adquiridos durante a comilança das festas de fim de ano. Pensando nisso, nesse mês eu vou tentar ensinar receitas mais leves e ainda assim gostosas e simples de fazer. Quem abre essa temporada é a massa de tortilla mexicana de trigo que serve para fazer tacos. Eu percebi há um certo tempo que essas massas prontas tipo tortillas se tornaram uma preferência para quem procura lanches mais leves e até mesmo para quem quer começar uma rotina “fit”. Lógico que o recheio é que vai definir se o lanche será light, mas de qualquer forma essa massa de tortilla é tão simples de fazer que dá até para fazer em casa. Daí você poupa na hora do supermercado e ainda terá uma versão bem mais saudável de tortillas, já que boa parte dos conservantes que vem na versão de supermercado ficam de fora.

Mão na massa

No início do preparo dessa massa eu contei com o auxílio de uma colher para misturar os ingredientes e também para não ficar com a mão grudenta de imediato. Mas depois que eles já estão misturados, não tem pra onde correr:  é hora de colocar a mão na massa mesmo para garantir melhores resultados. Eu precisei de cerca de 10 minutos sovando a massa para que ela ficasse bem homogênea e macia. Após esse tempo, eu  dividi em seis porções e deixei descansando por  20 minutos coberta para que os ingredientes tivessem tempo de reagir entre si . Pelo fato de tortilla ser um pão achatado e não levar fermento, a massa não cresce como em outros tipos de pães, mas esse tempo descansando é bom para que a massa crie elasticidade.

maonamassa

O passo seguinte foi espalhar a farinha de trigo na superfície lisa e no rolo de macarrão. Daí em diante só precisa de braço para esticar a massa com o rolo de macarrão.  De vez em quando é bom ir mudando a direção para qual você empurra o rolo, para que ela fique em formato redondo e não comprido. A primeira massa que estiquei não consegui deixar tão redonda, mas coloquei um prato de sobremesa de 20 cm de diâmetro em cima e cortei ao redor. A sobra de massa eu juntei com o bolinho menor e nada foi desperdiçado. Se por acaso, você não tiver um rolo de macarrão em casa, dá para fazer a linha do mestre Paulo de Oliveira  e usar um garrafa mesmo, mas tome cuidado redobrado.

tortilla2Esse foi o taco que eu fiz com a tortilla. Tem recheio de alface, tomate, pimenta biquinho e do reino, queijo coalho e azeite.

Depois que a massa já estava pronta, levei para assar na frigideira antiaderente. Assim que ela aqueceu, coloquei a massa e nessa hora é possível ver a mágica acontecendo. A tortilla começa a ficar esbranquiçada e as bolhas de ar se formam quase que imediatamente. Para cada lado eu deixei assando aproximadamente 1 minuto. Se você quiser deixar a tortilla mais maleável para dobrar e colocar o recheio, pode diminuir esse tempo e ficar de olho até perceber  o ponto desejado.

Quando gravei esse vídeo, eu não estiquei todas as massas. Deixei quatro bolinhos de massa enrolados em filme plástico para fazer no dia seguinte. Se quiser deixar toda a massa esticada e armazenar também na geladeira, é possível também desde que estejam todas protegidas com o filme plástico para não ressecar. Não cheguei a fazer o teste de quanto tempo ela dura crua na geladeira ou mesmo depois de assada, mas assim que eu fizer eu atualizo esse artigo. Se por acaso, você fizer o teste antes, me conta aí nos comentários. Fique agora com o vídeo da receita e não se esqueça de se inscrever no canal para não perder mais nenhuma receita. 😉

Lista de Ingredientes

175 gramas de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sal

2 e 1/2 colheres de sopa de margarina

5 colheres de sopa de água

Rendimento: 6 porções


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »