Revista de antropologia publica o dossiê “Comida para pensar”

0

Há um certo tempo eu comecei a acreditar e tento seguir cada vez mais a afirmação de que comer é um ato político, cuja maior explicação você pode ler aqui. Recentemente  a revista acadêmica Tessituras publicou um dossiê que traz diversos artigos que encorpam ainda mais essa filosofia. Trata-se do Comida para Pensar, publicação maravilhosa com onze artigos que falam desde a alimentação cotidiana de brasileiros residentes em Londres e tece até mesmo uma relação entre o doce e a cultura brasileira no pensamento do autor Gilberto Freyre.

cover_issue_450_pt_BR

Um artigo que eu recomento muito a leitura é o  Tendências no movimento re-localização alimentar brasileiro: uma análise de Iniciativas Colaborativas de Compras, que fala um pouco sobre toda o processo industrialização de alimentos e o movimento de compras coletetivas, que lembra bastante o trabalho do Comida da Gente:

“Há, ainda, um processo de desumanização do sistema agroalimentar visto que o agricultor, que antes atestava a qualidade do produto, se torna um “ser anônimo”. De certa forma, ele é substituído por rótulos produzidos por especialistas de engenharia e nutrição que, por meio de análises de laboratório, vão garantir a qualidade do produto, valendo-se de códigos e cálculos indecifráveis para o cidadão comum. Assim, a deslocalização também acaba por gerar um distanciamento social e cognitivo, criando esquemas em que qualquer coisa pode estar disponível na prateleira de qualquer supermercado, a qualquer momento.”

O dossiê traz ainda dois vídeos etnográficos que retratam a memória alimentar de algumas regiões do Brasil, veja:

Saberes e Sabores da Colônia – Memórias Negras Sobre Alimentação from LEPPAIS UFPEL on Vimeo.

A publicação foi organizada pelos professores Renata Menasche, da UFPel; Janine Helfst Leicht Collaço, da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG); e Mártin César Tempass, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e colaborador da UFPel.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »