5 min read

Receitas de Natal: Bolo de Chocolate

0

Depois de um hiato de uma semana onde eu estava ocupada com outras atividades que surgiram, volto aqui com uma receita maravilhosa de bolo de chocolate que deixo como sugestão de sobremesa para a ceia de Natal. O bolo de chocolate é até considerado trivial, mas nesse caso a decoração simples com chantily e frutas vermelhas deixa ele com aquela cara de Natal que só de bater o olho, não tem como não sentir vontade de comer. Então, vamos aos detalhes!

O chantily

Ao contrário da receita de naked cake, dessa vez eu decidi fazer o chantily. Não é difícil de fazer, mas é preciso atentar para algumas coisinhas que se passarem batidas, aumentam as chances de não dar muito certo. O primeiro é que o creme de leite fresco precisa estar gelado durante o processo. Se você mora em lugar com o clima ameno, sinta-se sortudo. No meu caso, que moro em Manaus, esse detalhe é um pouco mais complicado de se obedecer porque a cidade é um forno e a minha cozinha é um pequeno inferno. Então se você não quiser correr o risco que eu corri de perder o ponto do chantily, aqui vão algumas dicas:

  • usar a batedeira: além de poupar futuras dores no braço, tem a vantagem de que é mais rápido, mas daí aumenta a possibilidade de passar do ponto;
  • colocar uma vasilha com água com gelo debaixo para manter a temperatura.

Com o creme de leite fresco gelado, adicionei o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha e bati intensamente para virar chantily. Em seguida, levei para o congelador e só tirei depois que o bolo estivesse pronto e frio. Claro que ele ficou parecido com um sorvete depois disso, mas deu muito certo pra mim porque se eu deixasse como um chantily mesmo, assim que eu colocasse em cima do bolo, já teria se desmanchado porque o clima aqui é tenso.

O bolo

Apesar de eu ter dito lá no começo que o bolo de chocolate é trivial, nem sempre ele consegue ficar bom. Ou ele fica com a massa pesada ou ele fica tão fofo que se desmancha todo na hora de fatiar. Mas essa receita aqui não tem erro se você fizer conforme eu ensino no vídeo e tentar ao máximo utilizar os mesmos ingredientes.

Fofo, porém firme. Apenas delicioso!

Fofo, porém firme. Apenas delicioso!

Nessa receita eu utilizei 3 ovos, mas separei as gemas e as claras e usei-as em momentos diferentes. As gemas eu coloquei no início com os ingredientes mais “gordos”: o açúcar e a manteiga. Quando misturados, eles formam um creme super macio e fica muito mais fácil de adicionar e misturar depois os ingredientes secos – trigo, o chocolate em pó e o cacau. Talvez você se pergunte: por que usou cacau se já tinha chocolate?

A resposta é porque eu não consegui achar um chocolate em pó com com 70% de cacau. Então resolvi “equilibrar” acrescentando o cacau puro tanto na massa quanto na hora de untar. Isso fez toda a diferença porque garantiu que o bolo não ficasse super doce e enjoativo. Se por acaso você achar o 70%, recomendo que diminua a quantidade de cacau em pó para duas colheres ou aumente a dosagem de chocolate para  1 xícara e meia. De qualquer forma, não hesite em provar a massa crua porque isso vai ter dar segurança para saber se está de acordo com o seu paladar.

As claras dos ovos eu decidi usar somente no final e já um pouco batidas. Depois que adicionei-as à massa, acrescentei em seguida o fermento e eles dois juntos fizeram com que o bolo ficasse bem fofinho, mas nada de quebradiço. Depois de assado, tirei o bolo da forme e deixei esfriando para então decorar. O bom dessa parte é que você não precisar ser um super confeiteiro para deixar o bolo bonito, pois até decorando de uma forma louca como eu fiz, ele fica bonito. Basta passar o chantily em cima e ao redor do bolo, e em seguida colocar as frutas vermelhas em cima. Usei morangos, amoras e cerejas em calda (joguei um pouco da calda no “buraco”do bolo) e para lembrar uma guirlanda, coloquei também umas folhinhas de hortelã. Me senti a Marta Ballina…

Apesar de entrar no especial de Natal, espero que você faça esse bolo em qualquer época do ano porque ele é tão gostoso que é até triste esperar só dezembro chegar para fazer. Fica agora com o video da receita e se inscreva no canal!

Lista de Ingredientes

Para o chantily

500 gramas de creme de leite fresco gelado

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

1 colher de chá de extrato de baunilha

Para a massa

2 xícaras de açúcar demerara

3 gemas

4 colheres de sopa de manteiga (em temperatura ambiente)

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícaras de chocolate em pó (50%)

5 colheres de sopa de cacau em pó

1 xícara de leite integral

3 claras

1 colher de sopa de fermento

Na cobertua utilizar o creme de chantily congelado, morangos, amoras, cereja e folha de hortelã.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

 

 

 

Feed
Translate »