3 min read

Receitas de Natal: Chocotone de cerveja

0

Que o Natal é uma época deliciosa, isso não há dúvidas. Normalmente, os pratos dessa época são carregados de tradição e as receitas são passadas de geração para geração. Mas se você é uma pessoa aberta para experimentar novas misturas, vai adorar essa receita de chocotone de cerveja que abre o especial de Natal aqui do blog. Nessa receita eu utilizei uma cerveja do estilo porter, mas acredito que dê certo também com uma stout como a que usei na receita de ovo de páscoa com cerveja. A escolhida para essa experiência foi a Cupulate da Amazon Beer, que é deliciosa.

Utilizei a Cupulate, a porter da Amazon Beer nessa receita
Nessa receita utilizei a Cupulate, a porter da Amazon Beer

Misturei essa cerveja com o fermento biológico seco. Na maioria das receitas de panetone que vejo por aí sempre usam o fermento biológico fresco, mas esse é um pouco mais difícil de encontrar e por isso decidi usar o seco. Comprei o sachê que contém 10 gramas que equivale a 3 tabletes de fermento fresco. Daí eu fiz uma proporção meio louca e utlizei um terço desse pacote que deu aproximadamente 3 gramas de fermento. Deu certo, mas se quiser tentar essa receita com o fresco, me conta depois como foi o resultado.

Com essa solução cerveja+fermento pronta, só misturei com o trigo e em seguida deixei a massa descansando por meia hora. Depois disso, acrescentei os outros ingredientes (gemas, manteiga e mel) e usei a batedeira para misturar melhor e deixar a massa homogênea. Feito isso, acrescentei o açúcar e o chocolate. Daí veio a parte mais difícil da receita. Eu não comprei forma de panetone  e resolvi fazer um DIY bem trash de forma com papel manteiga. Vazou um pouquinho, mas depois que o chocotone ficou pronto, só fiz cortar essas sobras e ficou lindo e maravilhoso!

Mas e aí tem gosto de cerveja mesmo?

Quando eu decidi bolar essa receita, tinha esperanças de que o resultado ficasse OK. Mas para a minha surpresa posso dizer que ficou sensacional e que, sim, é possível sentir o sabor da cerveja lá no final. Fica um sabor suave e muito equilibrado que até quem não é fã de cerveja vai gostar (minha mãe por exemplo, adorou). Eu realmente espero que você repita na sua casa e deixe o Natal menos careta com essa receita. Fique agora com o vídeo da receita e não se esqueça de se inscrever no canal para não perder as próximas receitas natalinas. 😛

Lista de Ingredientes

200 gramas de trigo

100 ml de cerveja porter

3 gramas de fermento biológico seco

120 gramas de chocolate

2 colheres de sopa de mel

2 gemas

1 colher de sopa de manteiga

4 colheres de sopa de açúcar demerara


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

 

Feed
Translate »