3 min read

Queijo de Mandioca (vegan)

1

Hoje eu completo 8 dias do Desafio 21 dias sem carne e a receita dessa semana é realmente uma experiência em todos os sentidos: queijo vegano de mandioca! Os queijos veganos sempre despertaram a minha curiosidade,  pois nunca comi antes e também nunca encontrei para vender aqui em Manaus. O fato de estar no desafio me pareceu ser a oportunidade ideal para comer e (claro!) fazer. Há muitas receitas de queijos veganos por aí, mas a que encontrei no site Tudo para Vegetarianos foi a que me pareceu mais acessível, pois utiliza ingredientes fáceis de serem encontrados nos mercadinhos na cidade.

A dificuldade é praticamente nula. Depois que a mandioca estiver cozida, basta amassar como se fosse fazer purê. Em seguida é só misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Quando a massa estiver formada, é só transferir para  uma panela antiaderente e cozinhar durante 8 minutos em fogo médio.  Após o cozimento, passei a massa para um forma, deixei esfriando em temperatura ambiente e depois levei para a geladeira para endurecer.

Aparência e sabor

A textura do queijo eu achei que ficou parecida um pouco a ricota. Já o sabor me lembrou a muçarela, que era justamente o que Tudo para Vegetarianos dizia que se assemelhava. Eu queria ter usado uma vasilha menor para ter enformado o queijo e assim ele ficasse mais alto e mais parecido com os queijos comuns. De qualquer forma, eu gostei do sabor e quero sim fazer outras vezes para conseguir um melhor resultado e, como até falei no vídeo, se você for vegano e  de repente tem uma dica para isso, escreve aí nos comentários. E se você não é vegano, fica aqui como dica para fazer em casa e ficar com aquela sensação de ter feito o próprio queijo ao menos uma vez na vida.

Veja o vídeo da receita e não se esqueça de se inscrever no canal para não perder as próximas experiências do meu desafio sem carne:

Lista de ingredientes

3 xícaras de purê de mandioca

2 xícaras de água (do cozimento da mandioca)

1 xícara de polvilho doce

1 xicara de polvilho azedo

1/2 xícara de azeite

1 colher de chá de sal (substituí por flor de sal com limão)

1/2 limão

Orégano (ou outra erva/tempero que lhe agrade)


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »