5 min read

Lembas

4

Há algum tempo eu postei aqui uma resenha sobre o livro Cozinha Pop, uma publicação maravilhosa que traz só receitas de filmes e séries de TV. Pois bem, depois de muito protelar, finalmente resolvi fazer uma das receitas do livro e claro que eu devia escolher uma que tivesse uma relação especial pra mim. E foi assim que eu optei por fazer as mitológicas lembas do filme  Senhor dos Anéis, história que já me custou muitas horas prazerosas lendo e por qual passei umas boas horas na fila para assistir a primeira sessão, porque eu sou dessas. Ou era, porque dificilmente haverá outro filme que me levara antecipadamente à uma sala de cinema e matar toda a expectativa criada pela imaginação de quem devora um livro que depois vira filme.

lembasgordirce

Para quem não sabe, lembas são uma espécie de pão élfico que foi dado aos hobbits para enfrentar a longa jornada até Mordor e que, segundo o gato do Legolas, basta uma mordida para um homem adulto se sentir satisfeito. Tá bom, né. Resumindo, é uma comida fictícia, e como o Tolkien não publicou a fórmula para se fazer lembas, há diversas receitas por aí que sempre buscam retratar o pão. O que importa é termos umas boas lembas para a todos agradar.

legolas

 

Além dos critérios afetivos, eu escolhi a receita de lembas por questões práticas que estão listadas abaixo:

  • eu já tinha a maioria dos ingredientes em casa (com exceção das amêndoas e laranja);
  • o tempo de preparo é relativamente curto;
  • é fácil de fazer.

Da Terra Média para a Amazônia

Como eu falei anteriormente, eu não tinha amêndoas (ingrediente recomendado no livro) e estava com um pouco de preguiça de ir ao supermercado só para comprar esse ingrediente. Então eu substituí por um ingrediente que conheço bem melhor e eu poderia encontrar no mercadinho na rua de casa: castanha da Amazônia! Assim como a amêndoa, a castanha é  uma oleaginosa que a cada 100 gr tem 645 calorias. Ela também é rica em selênio, que é um mineral antioxidante, o que me leva a imaginar que se existisse na Terra Média, os elfos comeriam diariamente porque isso os manteria ainda mais jovens e belos!  😛

De todos os ingredientes da lista, o único opcional é a folha de couve que só serve para fazer o charme da embalagem, mas que também pode ser substituído por folha de bananeira e daí as lembas podem ficar mais parecidas ainda com o primo amazonense pé-de-moleque. Depois que misturei todos os ingredientes, a massa crua já fica super gostosa. Mas assim que ela vai pro forno e começa a assar é que fica uma maravilha, pois o cheiro de laranja e mel que ficou pela cozinha é sensacional e já anunciava o que viria pela frente: um bolinho super macio e delicioso que você precisa fazer ao menos uma vez na vida.

Segundo o livro, o rendimento dessa receita é de 20 lembas, mas no meu caso, eu preferi deixar a massa mais alta na forma e dividi em cubinhos generosos e então acabou resultando em 9 bolinhos. Mas se você preferir que renda mais, basta deixar a massa mais baixa, espalhar e dividir em cubinhos menores. Veja agora  o vídeo da receita e se tiver dúvidas, não deixe de escrever nos comentários e se inscrever no canal!

Lista de ingredientes

3 ovos

1 xícara de chá de mel (mel de verdade das abelhas e não aquele xarope que vende por aí)

1 colher de sopa de casca de laranja ralada

2 colheres de sopa de suco de laranja

100 gramas de amêndoas escaldadas (eu substituí por castanha)

2 1/4 de xícaras de chá de farinha semolina

1/4 de xícara de manteiga

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de sopa de sal

Folhas de couve para embalar


gotvejamais


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »