3 min read

X Caboquinho

0

Se São Paulo tem o sanduíche de mortadela como um dos símbolos de sua cultura gastronômica, Manaus tem o X Caboquinho como representante de sanduíche regional que tem a cara da cidade. Ele é muito comum nos cafés da manhã dos manauaras (e até dos amazonenses em geral) e tem como ingrediente principal uma fruta típica da Região Norte: o tucumã. Essa fruta se assemelha com uma miniatura de coco e tem uma polpa amarelada, oleosa e levemente adocicada é rica em vitamina A. Para formar o X caboquinho adubado tem ao seu lado a banana pacovã, o queijo coalho, a manteiga  e o pão francês.

Descascar o tucumã requer paciência

Descascar o tucumã requer paciência

Descascar o tucumã: muito amor envolvido

Descascar o tucumã é a parte mais trabalhosa na hora de fazer o X Caboquinho. Eu costumo usar uma faca serrllhada para descascar, mas o que importa mesmo é que ela esteja afiada. A casca do tucumã não é aquela moleza como a casca da tangerina. Ela é um pouco dura e isso requer firmeza na mão para que seja feito o corte e depois é só ir descascando. Se bater a preguiça nessa hora, peça pra alguém descascar pra você como um gesto de amor, ou simplesmente compre só a polpa (parte amarelada), pois ele é vendido dessa forma também e isso facilita a vida.

É importante que a banana pacovã esteja madura para ser usada, porque isso garante um sabor maior  e funciona como uma espécie de “creme” para o sanduíche. Eu tostei o pão e o queijo antes de montar o X Caboquinho, mas dá pra você montar todo ele antes e depois tostar, daí o queijo coalho também derrete e fica aquela maravilha, que cai muito bem com café preto. Fique agora com o vídeo da receita e se ficar com dúvidas, escreve nos comentários. Não se esqueça de se inscrever no canal e votar na gente no Top Blog 2015!

 

Lista de ingredientes

Pão francês

1/2 banana pacovã

Queijo coalho (4 fatias finas)

3 tucumãs

Manteiga

Rendimento: 1 sanduíche

 


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »