Documentários para você pensar sobre o que você come

1

Eu sou meio maníaca por documentários e ultimamente eu tenho visto vários que falam de comida de um jeito nem tão salivante assim, mas que podem estimular seu cérebro a pensar um pouco mais sobre o que chega à sua mesa e o impacto que isso tem na sociedade e na sua saúde. Separei alguns deles e fica como dica para você assistir:

1. Muito além do peso

A qualidade da alimentação das crianças brasileiras é tema deste documentário nacional que mostra a realidade de várias regiões do país e retrata um triste cenário: as crianças sequer reconhecem verduras e legumes. Esse desconhecimento se dá porque muitas delas estão viciadas em junk food, tornando-se cada vez mais propensas a adquirirem doenças comuns em adultos como diabetes e obesidade.  Umas das cenas mais tristes desse documentário foi quando uma das entrevistadas disse que muitas vezes os pais sentem orgulho em proporcionar para os filhos comidas que não faziam parte da realidade deles enquanto crianças, pois não tinham condições financeiras. O filme completo pode ser visto abaixo:

2. Food INC.

Esse foi um dos melhores que eu vi porque ele mostra toda a história da indústria de comida e como ela alterou todo o processo de produção de alimentos afim para obter lucro. Claro que isso é uma prática comum no capitalismo, mas a treta mesmo é que a comida produzida é de baixa qualidade e às custas de muito sofrimento de animais e exploração de agricultores e a indústria faz questão de esconder isso do consumidor, que de certa forma também não se interessa muito em saber, mas tá aqui o filme completo para você ficar por dentro do processo:

3. Fat, Sick and Nearly Dead

Essa produção mostra a saga do australiano Joe Cross, que era um desses caras que vivem pro trabalho, ganha bem e só come porcaria, que obviamente o deixam bem doente. Até que decide mudar essa realidade drasticamente e adota uma dieta rígida só com sucos de legumes e frutas orgânicas durante 60 dias (devidamente acompanhado por médicos) e durante esse período ele vai entrevistando diversas pessoas que o admiram pela coragem, mas ao mesmo torcem o nariz por ele ter abandonado o estilo de vida gorduroso das grandes redes de fast food, que vendem o sonho de comida barata, mas que podem custar muito caro à saúde. O filme já tem continuação e pode ser conferido no Netflix.

4. Fed UP

Esse é parecido com a temática do Muito além do peso, só que focado na realidade norte-americana, que de certa influencia o resto do mundo. A alimentação infantil é tão problemática por lá que as grandes empresas de fast food se instalaram nas escolas e isso torna cada vez mais difícil abandonar o vício. Uma das coisas mais legais desse documentário é que ele mostra como as grandes empresas de alimentos processados tentam sempre se aproveitar de uma situação para vender mais alguma coisa que continua sendo tudo menos comida, mas que consegue ser um sucesso entre as pessoas. Também está disponível no Netflix, mas dá uma olhada no trailer abaixo:

5. O veneno está na mesa

Mais uma vez o Brasil está em pauta nessa produção que fala sobre o uso de agrotóxicos e consumo de alimentos transgênicos no país. Para se ter uma ideia, vários produtos químicos proibidos nas lavouras de outros países são usados livremente no Brasil e é isso que chega à nossa mesa. Logo abaixo você pode ver o filme completo e a continuação dele pode ser visto aqui.

6. GMO OMG

Impulsionado pela dedicação que seu filho Finn tem por sementes, o diretor Jeremy Seifert inicia uma jornada em busca de alimentos que não sejam geneticamente modificados nos Estados Unidos. A investigação é árdua, pois grande parte da comida consumida por lá tem sempre o dedo da multinacional Monsanto, empresa especializada em biotecnologia e produção de agrotóxicos e que está bagunçando toda o ecossistema do planeta. GMO OMG está disponível no Netflix também. Esses são apenas alguns documentários que podem servir de alerta sobre comida e quem sabe mudança de comportamento e consumo de alimentos e, além desses, vale a pena procurar por outros títulos como Hungry for Change, O mundo segundo a Monsanto e também as palestras sobre comida no TED. Se gostou da lista e quer adicionar mais uma dica de filme sobre comida, escreve aí nos comentários.  😉


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »