Recentemente, o mercado cervejeiro nacional ganhou mais uma cerveja que tem um músico como garoto propaganda. Dessa vez, não é nenhum roqueiro fazendo cara de mau, é o sempre simpático Compadre Washington que estampa o rótulo da Inocente, cerveja lançada pelo Rhoncus Pub & Beer Store, de Salvador, em parceria com a cervejaria Hoffen, do interior de São Paulo.
A Inocente é uma pilsen com teor alcoólico de 4,1%.O lançamento da cerveja acontece hoje (07) e além da Bahia, deverá chegar a 11 estados: Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Pará. O preço da garrafa de 600 ml deverá variar entre R$ 22 e R$ 24.
Cerveja para todos os estilos…do rock
Em 2013 uma das tendências cervejeiras era estampar músicos e bandas em rótulos. A coisa deu tão certo que continua até hoje e separamos algumas cervejas que já foram por aí:
1. Ratos do Porão/João Gordo
Há três rótulos produzidos pela cervejaria Dortmund a essa lendária banda de punk rock brasileira: Crucificados pelo sistema, Ratos do Porão e João Gordo. A Crucificados pelo sistema é uma red ale que ganhou a medalha de ouro durante a quarta edição da South Beer Cup, realizada em 2014. Já a João Gordo é uma do estilo Hefeweizen, caracterizada por seguir a Lei da Pureza, ou seja, só leva água pura, malte e lúpulo. Ela tem 5% de álcool e o João Gordo sempre dá para os convidados beberem no excelente canal Panelaço. A terceira cerveja é a Ratos do Porão, uma pilsner com 4,5% de teor alcoólico. As cervejas podem ser encontradas na loja RdPeido.
2. Velhas Virgens
Ao completar 25 anos na estrada, a banda Velhas Virgens comemorou em grande estilo lançando três cervejas pela Invicta: uma india pale ale, uma witbier e uma brown ale. De acordo com o vocalista Paulão de Carvalho, a cerveja da banda é uma bebida “com espírito, que remete à misteriosa fonte da juventude que inexplicavelmente mantém ídolos como Chuck, Mick, Paul, Plant e tantos outros eternamente jovens. É uma cerveja clássica e impertinente como é o bom e velho rock’n’roll.”
3. Raimundos
Lançada em 2013 pela Bamberg, a Raimundos é uma cerveja do estilo Helles, que costuma ser clara e leve e contém malte, pão, caramelo e floral do lúpulo. Essa cerveja foi medalha de ouro em seu estilo durante o Concurso Brasileiro de Cervejas de 2015.
4. Paralamas do Sucesso
O Calibre é uma cerveja ambém lançada pela Bamberg que homenageia o grupo Paralamas do Sucesso. É uma German Pilsner com teor alcoólico de 4,8%e traz em sua composição presença marcante do lúpulo, floral, herbal, cítrico, com leve aroma de malte.
5. Titãs
Em comemoração aos 30 anos do primeiro disco dos Titãs, a Colorado lançou uma Brown Ale com 28 de IBU, 5,5% de álcool e apresenta ainda toques de laranja, maltes, leveduras, cascas de laranja lúpulos das varietais centennial, cascade, Nugget e mandarina bavaria. O rótulo é um dos mais bonitos dessas cervejas de bandas.
6. Matanza
Uma das bandas que mais tocou em Manaus, a Matanza tem sua India Pale Ale criada em 2013 pela Dortmund. Essa cerveja possui coloração alaranjada, amargor forte, é encorpada e maltada.
7. Ultraje a Rigor
Lançada em 2013 pela Mr. Beer e em três estilos (Bohemian Pilsner, Pale Ale e Weiss), a cerveja do Ultraje a Rigor era vendida na forma de kit que acompanhava uma taça.
9. Sepultura
Mais uma vez a Bamberg homenageou uma das bandas mais importantes do metal: o Sepultura. Na verdade, em 2009 a banda já tinha lançado pela microcervejaria de São Paulo Fábrica do Chopp sua cerveja, que posteriormente retornou com a Bamberg. A fórmula dessa Weiss traz aroma de banana e aroma de cravo.
10. Angra
O metal melódico tem no Angra um grande representante que faz muita gente fechar os olhinhos na hora em que toca Carry On, e é justamente o disco Angels Cry que tem uma Irish red ale homônima com 6,5% de álcool. Além dessa, a banda tem ainda a Holy Land, uma pilsner que foi criada pela cervejaria Magnus.
11. Korzus
Super respeitado no metal, o Korzus teve todo seu peso em uma stout criada pela Dortmund em 2013. Sua receita traz maltes de cevada, lúpulo e levedura e possui 5,5% de ABV.
12. Claustrofobia
A Claustrofobia, outra banda conhecida por seu peso, teve sua cerveja criada em 2013 pela Dortmund. O estilo para representar a banda foi o witbier de 4,5% de teor alcoólico.
13. Tianastácia
Tianastácia é uma banda que figurou no final dos 90 em vídeos da MTV. Recentemente, a banda foi parar até no programa Superstar e também teve cerveja em sua homenagem, uma golden ale criada pela cervejaria mineira Krug Bier.
14. AC/DC
Outra cerveja que segue a Lei da Pureza alemã é a German Pils do AC/DC, desenvolvida pela cervejaria Karlsberg. Ela vem em uma latinha linda e pode ser comprada aqui.
15. Iron Maiden
Intitulada Trooper, a cerveja do Iron Maiden é uma premium criada pela cervejaria Robinson, que traz Sabores de malte e notas cítricas a partir de uma mistura única de bobec, goldings e lúpulo cascade. Fácil de achar por aí e vale a pena entrar para sua coleção.
16. Motorhead
Apesar do Lemmy Kilmister ser um cara maluco por Jack Daniels, foi a cerveja que ganhou a cara da sua banda, o Motorhead. Criada em 2012, a Bastards é uma lager criada pela empresa sueca Krönleins. Além da cerveja, a banda tem dois rótulos de vinho criados em sua homenagem, um shiraz e um rosé.
17. Kiss
Claro que os reis do merchandising não poderiam ficar de fora da onda de cervejas de bandas de rock! A cerveja do Kiss se chama Destroyer e também é produzida por uma cervejaria sueca. É uma german pilsner com 4,7% de álcool e é vendida em garrafas de 330ml e latas de 500 ml.