3 min read

Pimentão recheado com pirarucu

2

Depois de um tempo dedicado a um outro projeto em que participo, estou de volta para trazer o vigésimo vídeo de receita do nosso canal. Dessa vez utilizei um peixe típico da região amazônica, o pirarucu, que também é conhecido como o bacalhau da Amazônia. Assim o bacalhau, ele é vendido da forma de mantas salgadas e é no dessalgue é que você precisa ter paciência porque pode levar um certo tempo. Quando eu fiz, deixei de molho durante meia hora e troquei a água por 3 vezes para em seguida levar para cozinhar até atingir o fervimento, onde permanece durante cerca de 5 minutos.  Depois de desfiar e retirar a pele (opcional, não curto muito aquela parte meio pegajosa), levei para refogar. Aí é que você pode brincar com os temperos que tiver.

Doce x Salgado

Particularmente, gosto quando há alguns contrastes entre salgado e doce e com o pirarucu é possível fazer  isso muito bem.  Veja o caso do pirarucu à casaca por exemplo, onde se mistura o peixe com banana. O diferencial dessa receita onde o pirarucu é usado como recheio de um pimentão é que o doce está presente através de dois ingredientes: o vinagre balsâmico e o mel. Além de trazer benefícios para a saúde como estabilizar os níveis de colesterol, o vinagre balsâmico tem um sabor agridoce que casa muito bem com peixe. Já o mel foi utilizado dentro do pimentão, antes de receber o recheio. Coloquei aproximadamente 2 colheres de sopa em cada pimentão, mas essa quantidade pode variar de acordo com o tamanho do pimentão que você comprar, caso queria reproduzir a receita em casa.

Pra não ficar só no contraste doce x salgado, optei por colocar um pouquinho de ardor através da páprica picante. Não se assuste porque apesar dela ser forte, quando usada com moderação, consegue dar um sabor incrível aos pratos. Essa moderação pode ser determinada através da sua língua, porque ela é o melhor medidor que existe…hahaha. Pode até parecer rude, mas a questão é que quando você cozinha, precisa experimentar durante, pois uma medida que vale pra mim, pode não valer pra você. Mas não confunda e esqueça as medidas que colocamos nas receitas ensinadas aqui, pois elas servem como referência.

Outro ingrediente usado na receita foi a pimenta biquinho, pois  sou completamente apaixonada por ela e tenho até um pé em casa. Apesar de ter a planta, usei a versão em conserva pois ela é super suave, cheirosa e não arde, ao contrário da planta.  Fica agora com a receita e aproveita pra se inscrever no  canal e se ficar com dúvidas, já sabe: pode escrever nos comentários.

Ingredientes

350 gramas de pirarucu

3 pimentões

3 colheres de sopa de páprica picante

1 cebola

1 ramo de cebolinha

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

Azeite

Mel (aproximadamente 2 colheres de sopa para cada pimentão)

Pimenta biquinho à gosto


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »