4 min read

Pão de cerveja preta de Game of Thrones

0

A estreia da quinta temporada de Game of Thrones, uma das minhas séries favoritas, acabou sendo motivo para mais uma experiência aqui do blog e resultou em um pão de cerveja escura. A receita foi retirada de um site especializado em receitas inspiradas na saga, o The Inn at the crossroads, que deu origem ao livro The Feast of the Ice and Fire. Apesar de ser uma história mitológica, George R.R. Martin bebe muito na era medieval para escrever a série e é justamente a culinária dessa época que serviu para influenciar as receitas do site. De todas as receitas que eu pesquisei lá, essa de pão com cerveja foi a que eu achei menos complicada de fazer, pois leva ingredientes fáceis de achar e com preços acessíveis.

Esse pão leva três tipos de farinha: trigo, centeio e trigo integral. Para não perder tempo em supermercados, o ideal é ir em um empório de grãos e especiarias que você encontra com facilidade essas farinhas. IMG_20150412_201754

Essa foi a cerveja utilizada na receita: uma oatmeal stout da Anderson Valley

A cerveja que eles recomendam utilizar nessa receita é uma do estilo stout ou porter. Eu usei uma variação da stout, a Oatmeal stout da Anderson Valley, que leva aveia em sua composição e tem um cheiro maravilhoso de malte e café.  À medida que você misturar os ingredientes, você pode sentir vontade de acrescentar água porque pode ficar com a impressão que tem muito ingrediente seco para pouco líquido. Não se desespere e continue porque eles vão se misturar bem conforme você for mexendo.

Após 2 horas descansando, a massa fica incrivelmente macia.

Após 2 horas descansando, a massa fica incrivelmente macia.

A massa fica super macia e cheirosa. Você só precisa sová-la bem para que ela incorpore bem os ingredientes e depois deixar descansando em temperatura ambiente por duas horas coberta com um pano. É possível deixar descansando na geladeira também, só que nesse caso precisa ficar mais tempo, cerca de 8 horas. Durante esse descanso, ela vai crescer muito graças à ação do fermento biológico que ao reagir com  a glicose do trigo forma bolhas de gás carbônico. Caso você fique em dúvidas com a quantidade utilizada na receita (15 gramas), ela equivale à 1 sachê e meio de fermento (o sachê vem com 10 gramas)

Adorei o pão, fica perceptível o gosto e o cheiro da cerveja e recomendo que todos façam em casa, principalmente se você for fã da série. Não é difícil, só precisa meter a mão na massa literalmente. Fica agora com o vídeo da receita, se inscreve no canal e se ficar com dúvidas, escreve aí nos comentários. 😉


lembasvejamais


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »