5 min read

Especial Páscoa: Ovo de chocolate com cerveja

0 Versão sem "casca" interna

Depois de muita correria e falta de tempo, finalmente conseguimos colocar no ar nosso primeiro post do Especial de Páscoa do Gordirce. Para abrir essa série de publicações, nada melhor do que começar com uma receita de Ovo de Páscoa recheado com cerveja. A primeira vez que eu tentei fazer essa receita foi na Páscoa do ano passado e ficou uma bosta…hahaha. Foi um festival de erros: usei uma cerveja lager, a ganache não era ganache e ainda assim eu imaginava que talvez ela pudesse endurecer se deixasse no freezer e virar uma casca. Mas não aconteceu nada do que eu esperava. Depois pesquisei e após 1 ano, eu resolvi tentar de novo e dessa vez eu acertei a mão.

É bom deixar claro que essa receita é de um ovo trufado, ou seja, é lá na ganache (recheio) que você adiciona o ingrediente que dará o sabor que você escolheu. Para fazer a ganache, basta misturar o chocolate meio amargo com o creme de leite e deixar cozinhando em banho-maria. Quanto as duas partes estiverem quase homogêneas, é o momento de você adicionar a cerveja, que já deve estar reduzida. Essa redução é feita em fogo baixo com a panela sem tampa, assim a água evapora e deixa a cerveja mais concentrada, que é o que interessa pra gente. Algumas receitas por aí recomendam que você reduza a cerveja até 50 ml (a garrafa que eu usei tinha 330 ml), mas eu ignorei essa dica por dó mesmo de “desperdiçar”a cerveja, afinal era uma boa stout,  e de acordo com meu olhômetro, eu reduzi até a metade.

A stout Young’s Double Chocolate foi a escolhida da vez

A stout Young’s Double Chocolate foi a escolhida da vez

Mas só pode usar cerveja escura?

Não, porque a receita tem que ficar gostosa pra você, então acredito que é possível variar sim e acho importante reduzir a cerveja para que ela fique mais encorpada. Eu utilizei uma cerveja estilo stout, que normalmente já tem notas de chocolate. A minha escolhida para essa experiência foi a Young’s Double Chocolate, cuja composição leva chocolate amargo e essência de chocolate. Depois pensando nas possibilidades de recheio, fiquei imaginando que também poderia ficar bom com essas cervejas frutadas e até mesmo acrescentar pedaços de morango na ganache, mas isso é uma experiência para ser testada em outra oportunidade.

A casca do ovo

É comum imaginar que basta levar o chocolate ao leite para derreter no banho-maria que já vai ficar pronto para ser moldado. É bom lembrar que chocolate é um ingrediente sensível que pode ser trabalhado a partir de várias técnicas e é bom ficar de olho na recomendação da embalagem, pois lá normalmente informa qual método é aconselhado. Para essa receita, comprei uma barra que só precisava levar pro banho-maria mesmo, mas eu recomendo o download dessa apostila da Garoto, pois ela é super prática e ensina várias técnicas de transformação do chocolate.

Eu utilizei uma forma simples de 500 gramas para fazer a casca do ovo. À medida que eu passava as camadas de chocolate, levava em seguida para o freezer para endurecer durante 5 minutos. Depois da segunda camada, acrescentei o recheio, depois levei para o freezer e só depois passei a camada final de chocolate ao leite. Para selar as bandas do ovo, você pode esquentar uma colher direto no fogo, passar nas bordas e unir as partes. Ou então, esquente uma panela por alguns minutinhos no fogo e depois de virá-la, basta passar as bandas para derreter as extremidades e selá-las.

Passar as bandas no fundo da panela quente é uma opção para uní-las

Passar as bandas no fundo da panela quente é uma dica para uní-las

Com a quantidade ingredientes utilizados nessa receita eu consegui fazer dois ovos de 500 gramas, sendo que um deles não levou a camada interna de chocolate ao leite.

Versão sem "casca" interna

Versão sem “casca” interna

Fique agora com o vídeo da receita, mas se ficar com dúvidas, não hesite em escrever nos comentários e não esquece de se inscrever no nosso canal, pois no próximo episódio vou ensinar um ovo com recheio de caipirinha.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »