4 min read

Como comemorei o Saint Patrick’s Day

0

1

No dia 17 de março foi comemorado o St. Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício, que é uma tradicional festa irlandesa que celebra o santo missionário cristão considerado o fundador da igreja católica na Irlanda. Nesse dia há desfiles pelas ruas das cidades irlandesas, uma espécie de carnaval para nós brasileiros. As pessoas se vestem e decoram a cidade toda de verde, já que a cor é associada ao santo porque é a coloração da primavera da Irlanda. A onda verde irlandesa se espalhou pelo mundo e hoje o feriado é comemorado em diversas cidade do mundo, inclusive Manaus.

Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa regada à muita cerveja.  Mas por que será que a cerveja acabou sendo a marca evento inicialmente religioso? A partir dos anos 90 o governo irlandês aproveitou a data pra atrair mais turistas durante o mês de março na Irlanda, aí a cervejaria Guinness, de Dublin, que é famosa em todo mundo aproveitou a comemoração e tornou-se  a maior patrocinadora do evento e pubs e bares aproveitam a data para fazer programação especial e uma decoração bem legal.

IMG_9055

Guinness Foreign Extra

 

Com bom apreciador de cerveja, não podia deixar passar essa data em branco e abri essa Guinness Foreign Extra pra comemorar o dia de São Patricio. Ela é uma clássica Stout, criada há 200 anos com uma dose generosa de lúpulo,  pois na época, garantia que a bebida chegasse aos destinos globais  depois que saísse da Irlanda. Essa cerveja lembra um café um pouco amargo, por conta de maltes torrados e lupulo, tem 7,5% de teor alcoólico.

Dê uma olhada nesse programa da NatGeo que foi dedicado exclusivamente à Guiness para entender porque você precisa beber ao menos uma vez na vida essa delícia irlandesa:

Chopp verde

O chopp verde é umas das bebidas tradicionais das comemorações do Saint Patricks. Até dá pra pensar que leva menta, mas na verdade é um corante que não altera o sabor nem o aroma da cerveja. Esse corante é inserido em cervejas claras dos estilos lager ou pilsen, que são facilmente  encontradas em supermercados. Esse chope eu tomei no Barão Cervejas & Empório que tava com uma programação especial pra comemorar o dia do santo.

O chopp verde do Barão.

O chopp verde do Barão.

Bebi esse chopp verde com uma belo hambúrguer. 

Bebi esse chopp verde acompanhado de um belo hambúrguer.

Bebi esse chopp verde acompanhado de um belo hambúrguer.

Outra cerveja que é  a cara da Irlanda, é a Magners. Particularmente, não gosto muito, mas fica a dica para você que curte uma cerveja adocicada, leve e refrescante. Ela vem em três sabores: original, berry e pear. Digamos que, de acordo com o meu gosto, a original é a menos pior. Fica aí a deixa pra você beber cerveja irlandesa sem precisar ser feriado de São Patrício ou muito menos ir à Irlanda! Cheers!


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »