3 min read

Sorvete de Cupuaçu

1

Depois de ensinar a fazer rabanadas, me aventuro mais uma vez a ensinar aqui a preparar um doce que não precisa combinar com nenhuma época do ano para fazer você feliz: sorvete. Para essa receita, escolhi uma fruta que tem tudo a ver com a região Norte, o cupuaçu, mas se onde você mora for difícil de achar, é possível reproduzir com outras frutas. O pulo do gato para fazer sorvete em casa é ter um ingrediente fundamental: o creme de leite fresco.

Creme de leite fresco

Creme de leite fresco

Aqui na minha cidade, Manaus, não é tão comum encontrar o creme de leite dessa forma nas grandes redes de supermercado como Carrefour e DB, mas indo adiante em lojas especializadas ou supermercados mais diversificados, é fácil de se encontrar e o preço da garrafa de 500 gr custa em média R$ 10,00. Ele também é recomendável para se fazer chantily, pois tem mais percentual de gordura (35%)  que os cremes vendidos em lata e caixinha, que possuem 25%. Dá até pra pensar que esses 10% de diferença não é importante, mas sim é e muito, porque é ele que vai dar a textura cremosa característica de um bom sorvete. Ao contrário das cremes de lata, ele deve ser mantido dentro da geladeira. No meu caso, deixei no congelador da geladeira, que é super fraco e quando fui utilizar, ele tava bem grosso e precisei cortar a garrafa para tirar todo o creme. Outra diferença em relação aos cremes comuns  é que o fresco tem um prazo de validade muito menor, pois tem menos conservantes, dá uma olhada na foto para perceber o contraste:

Fresco x latinha (com soro)

Fresco x latinha (com soro)

O preparo não tem muito segredo, é só misturar os ingredientes gradativamente até que fique um creme homogêneo. Se você não tiver batedeira em casa, é possível fazer com liquificador. Como já falei antes, o congelador da geladeira lá de casa é meio fraco, por isso levei para o freezer que acabou deixando o sorvete um pouco duro, mas nada que deixando uma meia hora em temperatura ambiente não resolvesse pra depois a gente correr pro abraço. Com os ingredientes utilizados, quase deu pra encher um pote de sorvete. O ideal é consumir em até 5 dias.

Captura de tela 2015-03-17 às 06.37.06
Confere o vídeo abaixo (soltamos até os cachorros no final, alô Ana Maria Braga!), se ficar com dúvidas, escreve nos comentários e não esquece de se inscrever no nosso canal.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »