Organizando a cozinha

0

Uma cozinha organizada, limpa e bonita é o sonho de muitas pessoas que gostam de cozinhar. Apesar de eu gostar, a cozinha de casa não era tão prática quanto eu gostaria que fosse, pois os temperos ficavam dentro de um armário em potes sem identificação, alguns amarrados em sacos e as colheres ficavam em uma gaveta longe.

pratele02

Todas as vezes que precisava pegar um tempero, eu tinha que abrir a porta do armário, dar aquela volta chata que acabava me tomando tempo e, de certa forma, dificultava o processo. Resolvi mudar esse cenário no final de semana tomando algumas medidas simples que podem ajudar você também a se inspirar. Veja a seguir:

Prateleiras pra que te quero

O primeiro passo para deixar a cozinha mais prática foi comprar prateleiras que pudessem ficar próximas ao fogão e da pia. Comprei duas que foram colocadas em duas paredes diferentes, pois se ficassem uma em cima da outra, ficariam um pouco altas e como lá em casa todo mundo é baixinho, não faria sentido tornar as coisas difíceis. Com uma furadeira comum, foi só fazer o buraco do parafuso e instalar as prateleiras. Além delas, instalei dois suportes com ganchos embaixos das prateleiras que serviram para pendurar utensílios de cozinha como fouet, amasssador de batatas e etc.

pratele001

Depois que as novas estruturas foram instaladas,  fui organizar  os temperos. Eu reaproveito todos os vidros de azeitona e pimenta e biquinho que compro e já guardava todos os temperos dentro, mas faltava um “tchã” que deixasse os vidros mais customizáveis e bonitos. Para dar início à essa repaginada, retirei todos os rótulos que ainda estavam em alguns potes e os coloquei junto com as tampas para ferver em seguida.

pratele03

Depois de fervido, enxuguei as tampas e pintei todas elas com tinta preta em spray e deixei secando. Esse é um processo um pouco longo, mas não porque a tinta demora para secar. A superfície das tampas é bastante lisa e muitas vezes a tinta escorria e eu precisava passar mais uma mão de tinta. Outro problema que surgiu com a pintura é que ficou um cheiro forte nas tampas, e por esse motivo eu as deixei secando ao ar livre de um dia para o outro para que o cheiro sumisse.

pratele04

Etiquetas: dando nome aos bois 

Não bastava deixar as coisas práticas, eu queria que elas ficassem bonitas também e enquanto as tampas secavam, fiz umas etiquetas de identificação para os temperos e condimento. Fiz algo simples, mas que fosse delicado e útil. Depois de impressas, cortei e grudei com fita adesiva nos potes.

pratele05

Achei que ficou um charme e deixaram o ambiente muito mais agradável na hora de cozinhar. Espero que tenham gostado e se quiserem baixar as etiquetas, elas estão disponíveis para download aqui:

FREEBIE_ETIQUETAS.

Veja o resultado final:

pratele07

pratele08

patele09


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »