3 min read

Risoto de Lula

0
Captura de tela 2014-11-21 às 15.28.27

Risoto de Lula (Foto: Dirce Quintino)

No final de semana passado, eu resolvi fazer lula pela primeira vez. Já tinha comido em alguns locais, mas nunca tinha tentado cozinhar e meu critério para fazê-lo desta vez foi que o pacote de anéis de lula estava em promoção e isso é uma coisa rara que não pode passar despercebida. Depois surgiu algumas dúvidas de qual prato fazer e até mesmo qual o tempo necessário para cozinhar a lula. Procurei alguns vídeos no youtube e cheguei  a ver um em que o cozinheiro dizia que você só pode cozinhar a lula em 8 minutos ou 40, nada de meio tempo. Ignorei essas regras e resolvi deixar a lula de molho numa mistura de vinagre e ervas finas durante meia hora.

Por falar em ervas finais. é interessante esclarecer do que se trata. Ervas finas nada mais é do que uma mistura de vegetais como salsa, orégano, manjericão, manjerona, alecrim ou tomilho, que podem vir desidratados ou frescas. No supermercado é mais fácil encontrá-las desidratadas e foi dessa forma que eu encontrei um pacotinho humilde, mas muito bem servido de salsa, manjerona, manjeircão, tomilho, segurelha, cebolinha, sálvia e estragão. As ervas finas são excelentes para dar aquele cheiro atraente na comida e normalmente se coloca quase no final do cozimento para liberar o cheiro.

Outro ingrediente que utlizei no preparo do risoto foi a mistura chinesa. Costumo comprar um pacote da D’aucy, que custa em torno de R$ 6,00 e facilita a vida porque há várias verduras cortadas bem fininhas. O que vem nessa mistura? Legumes como abobrinha, cenoura, pimentão amarelo, broto de soja e cogumelo preto. Ou seja, caso queira repetir a receita, você comprar esses ou outros vegetais para adaptar.  Demorei cerca de 50 minutos cozinhando o prato, incluindo o tempo de cozimento do arroz. É claro que esse tempo é relativo, isso vai depender da potência do seu fogão e da panela que você usa. O que eu costumo fazer para saber se determinado prato está cozido ou precisa de mais tempero é experimentar mesmo. Confira a receita em vídeo e caso tenha alguma dúvida, compartilha comigo nos comentários:

Este risoto rendeu 10 porções. Estava muito saboroso e não esqueça de assinar nosso canal, em breve  teremos mais receitas.


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »