4 min read

Ovo Poché com orégano

0 O ovo pode ser servido por cima de pão, torrada, e temperado com sal, pimenta, queijo parmesão ou orégano

Acredito que a refeição preferida no café da manhã de muita gente é aquele famoso pão com ovo frito. Bom, há algum tempo eu ando pesquisando algumas receitas que mudem o modo de preparo desse simples, porém delicioso prato que é comido no mundo inteiro. Acabei encontrando o Ovo Poché. Na internet existem vídeos com diversas formas de fazer e eu realmente não consigo afirmar qual delas é a menos trabalhosa. Por conta disso, resolvi explicar essa pra vocês e dizer que fiquei satisfeito.

Pelo resultado final na foto, a receita aparenta ser muito simples e de fato, ela realmente é, até porque você não vai precisar de mais nada além de um ovo fresco e água.

IMG_20140829_111340067

Receita é indicada principalmente pela ausência de óleo ou margarina (Foto: Netto Pantoja)

Coloque o líquido em uma panela e ligue o fogo deixando-o baixo. (Dica: Não é preciso muita água. Dependendo do tamanho da panela você deve preencher aproximadamente 3 dedos. Vou explicar o motivo a seguir).

Não deixe a água ferver, isso é muito importante. Quando perceber o líquido evaporando, coloque um prato que caiba no fundo da panela, exatamente como na imagem. A água deve afundar o prato e transformá-lo em uma “banheira” pro ovo. Isso vai fazer com que ele não grude no fundo e fique mais fácil de retirá-lo depois. Em seguida, quebre o ovo no espaço do prato e deixe-o cozinhando até que a gema fique meio rosa. Isso quer dizer que já está cozida.

IMG_20140829_103510917

O prato deve ter o mesmo diâmetro que o fundo da panela. (Foto: Netto Pantoja)

Pra mim, o momento de retirada é o mais tenso. A água fica bem quente e bate aquele desespero pra não quebrar o ovo. Eu pensei muito nessa hora, e decidi que o mais sensato seria primeiro esvaziar a água, pra depois salvá-lo. Deu certo! Com uma concha você retira a água, também com muita calma pra não estourar a gema. O ovo vai ficar no prato, e depois você tira com uma espátula.

É possível que a parte do meio fique mais cozida, isso é normal. Em outros sites, vi que se você colocar uma colher de vinagre o resultado pode ser diferente. Quem quiser tentar, pode comentar aqui depois e dizer se deu certo ou não. Por fim, sirva quente mesmo por cima de um pedaço de pão. Você também pode salpicar com orégano, sal, queijo parmesão ou pimenta. Sirva como acompanhamento um pedaço de pão, torrada, ou o que você preferir.

Depois de tudo isso você deve estar pensando “é mais fácil fritar!”. Pode até ser, mas eu te garanto que a consistência do Ovo Poché é totalmente diferente, e, além disso, ele é menos calórico pela ausência de óleo de cozinha. É um prato muito bom pro café da manhã e pro lanche, recomendo!

O ovo pode ser servido por cima de pão, torrada, e temperado com sal, pimenta, queijo parmesão ou orégano

O ovo pode ser servido por cima de pão, torrada, e temperado com sal, pimenta, queijo parmesão ou orégano. (Foto: Netto Pantoja)


OI! JÁ QUE VOCÊ TERMINOU DE LER ESSE POST, SHANTAY, YOU STAY E SIGA O BLOG AQUI TAMBÉM:

FACEBOOK   INSTAGRAM    YOUTUBE    GOOGLE   SNAPCHAT   PERISCOPE  TSU

Feed
Translate »